sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Bemba preso após sair de Portugal

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Bemba preso após sair de Portugal Empty
MensagemAssunto: Bemba preso após sair de Portugal   Bemba preso após sair de Portugal EmptySeg 26 maio 2008, 17:28

O antigo líder rebelde congolês Jean-Pierre Bemba foi detido em Bruxelas ao abrigo de um mandado de captura emitido sexta-feira pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que o acusa de crimes contra a Humanidade. Estava exilado em Portugal desde 2007, depois de fugir da República Democrática do Congo por receio de ser assassinado.


O TPI considera Bemba responsável por massacres, violações e pilhagens da população civil da República Centro-Africana (RCA), onde o Movimento de Libertação do Congo, que chefia, apoiou o presidente Ange-Félix Patasse, entre 2002 e 2003, na guerra contra os rebeldes de François Bozize.

A detenção de Bemba é a primeira a resultar da investigação do TPI na RCA, encetada em 2007 pelo procurador-geral do tribunal, Luis Moreno--Ocampo.

Para a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), a captura do rebelde "é o fim de um longo combate" e um "sinal forte contra a impunidade".

PERFIL

Jean-Pierre Bemba nascido em Gbadolite (1962), é um dos homens mais ricos da República Democrática do Congo. Chefiou a guerrilha e tornou-se político, sendo um de quatro vice-presidentes do governo de transição, entre 2003 e 2006, ano em que perdeu as presidenciais para Joseph Kabila.

No início de 2007 foi eleito para o Senado e meses depois a sua guarda pessoal envolveu-se em confrontos com o Exército, de que resultariam centenas de mortos. Em Abril, partiu para Portugal, alegando necessidade de assistência médica, e não regressou.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Bemba preso após sair de Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bispo da IURD preso por matar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: