sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Rede de corrupção ameaça Vaticano

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Rede de corrupção ameaça Vaticano Empty
MensagemAssunto: Rede de corrupção ameaça Vaticano   Rede de corrupção ameaça Vaticano EmptyDom 25 maio 2008, 21:39

Um escândalo de corrupção desvendado na cidade de Génova ameaça manchar a Santa Sé. Os nomes dos cardeais Tarcisio Bertone, número dois do Vaticano, e Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova, surgem 40 e 34 vezes, respectivamente, em intercepções de conversas telefónicas que levaram à detenção de cinco pessoas.



Segundo o jornal espanhol ‘El Mundo’, a rede de corrupção embolsava comissões chorudas a troco da concessão de contratos de exclusividade para distribuição de serviços alimentares em escolas e em hospitais públicos de Génova. Entre os detidos estão Stefano Francesca, porta-voz da presidente da Câmara da cidade, Marta Vincenzi, e dois antigos vereadores do município, Massimo Casagrande e Claudio Fedrazzoni.
A referência a Bertone e Bagnasco durante alguns dos telefonemas interceptados pela polícia parece sugerir que os detidos usavam a amizade com os cardeais como carta de apresentação para levar a cabo os contactos e as transacções.
O ‘El Mundo’ transcreve uma das escutas, na qual o empresário Roberto Alessio, outro dos detidos, fala com os antigos vereadores: "Ele sabe como se chama a empresa, sabe que está próxima de Bertone e que este é um homem de Bagnasco... sabe tudo que é preciso saber. Ainda não contactámos directamente Bagnasco, mas creio que se pressupõe que, enfim... que querendo..."
O mesmo empresário prometeu a um juiz, não identificado, interceder junto de "altos representantes do clero" para assegurar a sua nomeação para a presidência do Hospital de San Giovanni Rotondo, gerido pelo Vaticano. Em troca, o juiz tinha de dar um jeito num processo de adjudicação de contratos.
Os dois cardeais não estão a ser investigados, afirmam as autoridades, mas a referência aos seus nomes deixa o Vaticano numa situação incómoda.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Rede de corrupção ameaça Vaticano
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» UE: rede de mulheres no poder
» Desmantelada rede de pornografia infantil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: