sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sérvia quer que EUA reconsiderem

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Sérvia quer que EUA reconsiderem Empty
MensagemAssunto: Sérvia quer que EUA reconsiderem   Sérvia quer que EUA reconsiderem EmptyTer 26 Fev 2008, 00:39

O primeiro-ministro da Sérvia, Vojislav Kostunica, pediu ontem aos Estados Unidos que anulem o reconhecimento da independência do Kosovo, proclamada unilateralmente pelos líderes albano-kosovares na semana passada.

O pedido de Kostunica surge no mesmo dia em que o embaixador americano na Sérvia, Cameron Munter, solicitou que o país contenha a violência contra as missões diplomáticas. Recorde-se que, na noite de quinta-feira, manifestantes sérvios atacaram a embaixada dos EUA, como represália à decisão do país de reconhecer a independência de Kosovo.

"Os EUA devem anular a decisão de reconhecer o Estado falso em território da Sérvia e possibilitar que o Conselho de Segurança da ONU reafirme a validade da resolução 1.244, que garante a soberania e a integridade territorial da Sérvia", disse Kostunica à imprensa local.

Na mesma linha, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia qualificou de "cínica" a posição dos EUA sobre o Kosovo. Em comunicado, Serguei Lavrov manifesta "perplexidade" face às declarações de Nicholas Burns, vice-secretário de Estado dos EUA, que acusou o Kremlin de "cinismo" face à situação no Kosovo.

"Será que não é cinismo descarado apoiar apenas a parte kosovar albanesa, desprezar o direito em favor da chamada "racionalidade política, ficar indiferente em relação ao destino de cem mil sérvios, que, no séc. XXI, são de facto empurrados para um gueto?", lê-se no comunicado russo.

Entretanto, vários milhares de pessoas, originárias da Sérvia, manifestaram-se ontem pacificamente em frente à sede da ONU, em Genebra, contra a independência do Kosovo.

Fonte-Público
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sérvia quer que EUA reconsiderem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Governo quer acelerar luta contra pobreza

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: