sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ataque contra peregrinos provoca mais de 40 mortos

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Ataque contra peregrinos provoca mais de 40 mortos Empty
MensagemAssunto: Ataque contra peregrinos provoca mais de 40 mortos   Ataque contra peregrinos provoca mais de 40 mortos EmptyTer 26 Fev 2008, 00:37

Pelo menos 40 pessoas foram mortas e cerca de 40 ficaram feridas na sequência da explosão de um homem-bomba no meio de uma multidão de peregrinos xiitas na cidade de Iskandiriya, no Iraque.

A cidade fica no caminho para Karbala, onde está a realizar-se um festival religioso.

De acordo com a Polícia, o homem entrou numa tenda de apoio aos peregrinos e detonou o colete cheio de explosivos que usava.

Foi o segundo ataque a peregrinos ocorrido ontem. O primeiro aconteceu na capital iraquiana, Bagdade, no distrito de Doura. Quatro pessoas foram mortas e 49 ficaram feridas quando militantes atacaram peregrinos que passavam pelo local. Inicialmente foi detonada uma bomba e em seguida homens armados dipararam tiros contra os peregrinos.

O correspondente da BBC em Bagdade, Jim Muir, sublinhou que, por causa de ataques a peregrinos em anos precedentes, foi montada uma segurança bastante apertada, com veículos a serem impedidos de circular nas artérias principais, instalação de pontos de controlo e patrulhas armadas e apeadas que percorriam o trajecto utilizado por centenas de milhares de peregrinos.

No entanto, o mesmo jornalista afirma que proteger tanta gente, a maioria viajando a pé, de suicidas que se misturam no meio da multidão, é uma missão extremamente difícil.

Iskandiriya, que fica 50 quilómetros a sul de Bagdade, foi alvo de ataques durante anos, mas correspondentes afirmam que a violência tinha diminuído na região. Ontem, cerca de 42.000 peregrinos passaram pelo local.

Os Estados Unidos atribuem a queda da violência a uma aliança de sunitas com o Exército americano contra a al-Qaeda no Iraque, além do aumento do número de soldados americanos.

O festival religioso de Arbaeen marca o fim dos 40 dias de luto para o neto do profeta Maomé, Imã Hussein, que foi morto juntamente com a sua família em 681 pelo rei muçulmano da Arábia, Yazid.

Fonte-Publico
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ataque contra peregrinos provoca mais de 40 mortos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Iraque: pelo menos 40 mortos e 80 feridos em ataque bombista
» China: Sismo fez mais de 67 mil mortos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: