sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia Empty
MensagemAssunto: Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia   Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia EmptySex 18 Abr 2008, 23:09

Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia Vazio
18.04.2008 - 16h01 AFP
O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje o levantamento das sanções ainda em vigor contra a Geórgia com vista à “normalização” das relações diplomáticas com o país vizinho, apenas dois dias depois de ter decidido uma aproximação às autoridades de duas províncias separatistas.

“O Presidente russo deu ordens para adoptarmos medidas práticas suplementares com vista à normalização das relações com a Geórgia”, lê-se num comunicado emitido esta tarde pela diplomacia de Moscovo, adiantando que está em causa a continuação de uma política destinada a “eliminar todas as restrições ao desenvolvimento socioeconómico da região, à livre circulação de pessoas e à cooperação entre os povos”.

Uma das medidas mais significativas passa pela “eliminação de todas as restrições ainda existentes à emissão de vistos a cidadãos georgianos”, a que se junta “a retoma das comunicações postais” e a promessa de “consultas” bilaterais destinadas a garantir o “acesso dos produtos georgianos ao mercado russo”.

Em Outubro de 2006, a Rússia suspendeu as ligações aéreas, terrestres e marítimas com o país vizinho, em retaliação pela detenção de quatro militares russos acusados por Tbilissi de espionagem. Ainda no mesmo ano, impôs um embargo à importação de águas minerais e vinhos oriundos da Geórgia.

No mês passado, em sinal de aproximação, os dois países retomaram as ligações aéreas entre as duas capitais, tendo agora sido levantados os restantes entraves à circulação na região.

Contudo, o novo gesto de Moscovo ocorre num novo momento de tensão entre os dois países, depois de Putin ter ordenado um reforço da cooperação com as autoridades da Abkázia e Ossétia do Sul, duas regiões fronteiriças que vivem desde a década de 1990 numa situação de independência de facto em relação a Tbilissi. Moscovo afirma que pretende criar um mecanismo de “protecção” das duas regiões, cuja população é maioritariamente de origem russa, mas o Governo georgiano acusa o país vizinho de pretender anexar os dois territórios e ontem pediu a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança para discutir a situação.

Reagindo ao levantamento de sanções, Tbilissi considerou o gesto de Moscovo “vazio de sentido”, adoptado dois dias depois de ter decidida uma medida que considera atentatória da integridade territorial georgiana.

Os momentos de tensão entre Moscovo e Tbilissi, aliados durante a última década, sucedem-se desde a chegada ao poder, em 2004, do Presidente Mikhail Saakachvili, um pró-ocidental que defende a adesão do país à NATO – iniciativa fortemente contestada pelo Governo russo.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Rússia levanta todas as sanções em vigor contra a Geórgia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: