sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Jimmy Carter encontra-se com líder do Hamas em Damasco

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Jimmy Carter encontra-se com líder do Hamas em Damasco Empty
MensagemAssunto: Jimmy Carter encontra-se com líder do Hamas em Damasco   Jimmy Carter encontra-se com líder do Hamas em Damasco EmptySex 18 Abr 2008, 23:07

18.04.2008 - 17h22 Agências
O antigo Presidente norte-americano Jimmy Carter encontrou-se hoje, em Damasco, com o líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal, a fim de tentar convencer o movimento integrista a participar nas negociações de paz israelo-palestinianas.

A reunião, encarada por desconfiança por Washington e Telavive, começou cerca das 15h30 (hora de Lisboa), na sede do movimento palestiniano na capital síria.

Pouco antes do início da reunião, Mussa Abu Marzu, um dirigente do Hamas que participa no encontro, adiantava à AFP que entre os assuntos em discussão estaria a situação do soldado Gilad Shalit, capturado em 2006 pelo braço armado do movimento, “uma eventual trégua com Israel e o levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza”.

Antes do encontro com o Hamas, Carter encontrou-se com o Presidente sírio, Bachar al-Assad, com quem Washington também não mantém contactos, numa reunião em que foram discutidas "as relações sírio-americanas e ao processo de paz" israelo-palestiniano e em que ambos manifestaram "o seu apoio ao diálogo como forma de encontrar soluções políticas para os problemas".

Carter está no Médio Oriente desde o início da semana, numa iniciativa pessoal destinada a promover as negociações entre israelitas e palestinianos.

Contudo os encontros com dirigentes do Hamas, primeiro no Cairo e agora em Damasco, são criticados tanto por Israel como pela Administração americana que dizem não entender os objectivos do antigo Presidente e prémio Nobel da Paz de 2002. Contudo, Carter diz que pretende apenas “apoiar os esforços de paz do Presidente Bush”, sustentando que não será possível um acordo sem o envolvimento dos islamistas que controlam, desde o Verão passado, a Faixa de Gaza.

“É muito importante que alguém se encontre com os dirigentes do Hamas para exprimir os seus pontos de vista, para avaliar se podem dar provas de condescendência, para tentar convencê-los a cessar todos os ataques contra civis inocentes em Israel e a cooperarem com a Fatah, enquanto grupo que une os palestinianos”, explicou o qantigo Presidente numa entrevista à ABC antes de partir para o Médio Oriente.

Tanto americanos como israelitas rejeitam qualquer contacto com o movimento integrista – que classificam de terrorista – até que este reconheça o Estado hebraico e renuncie ao uso da violência.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jimmy Carter encontra-se com líder do Hamas em Damasco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: