sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Vulcão obriga milhares de colombianos a abandonar casas

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Vulcão obriga milhares de colombianos a abandonar casas Empty
MensagemAssunto: Vulcão obriga milhares de colombianos a abandonar casas   Vulcão obriga milhares de colombianos a abandonar casas EmptyTer 15 Abr 2008, 19:03

15.04.2008 - 16h10 PÚBLICO
Cerca de 15 mil colombianos tiveram de sair das suas casas depois de um vulcão activo ter começado a expelir cinza. As autoridades locais já lançaram um alerta vermelho pois temem que o vulcão Nevado del Huíla entre em completa erupção, apesar de até ao momento não se terem registado nem feridos nem estragos materiais, noticia o “Guardian”.

O vulcão, que fica nos Andes, a 240 quilómetros do sudoeste da capital, Bogotá, entrou ontem em erupção, de acordo com o Instituto Colombiano de Geologia e Minas. A responsável pelo departamento sísmico, Martha Calvache, disse a uma rádio local que não foi possível, até ao momento, estimar o tamanho da erupção, apesar de ser certo que está a expelir cinza. “Outros tipos de material como a lava poderão surgir, mas por agora não sabemos a situação exacta”, acrescentou.

Nevado del Huíla, com 5364 metros, é o maior vulcão activo na Colômbia, está perto do parque nacional, que atrai todos os dias milhares de montanhistas e de pessoas para passeios pedestres, e do Rio Magdalena, o maior do país.

O vulcão esteve adormecido mais de 500 anos mas no ano passado entrou novamente em actividade. Desde Fevereiro de 2007, já se contabilizaram sete mil eventos sísmicos na região que, apesar de pequenos, têm deixado as autoridades sempre atentas às áreas residenciais. Em Abril de 2007 o vulcão entrou em erupção duas vezes, causando avalanchas e inundações. Cerca de quatro mil pessoas foram evacuadas.

A última actividade, em Março deste ano, começou com uma série de terramotos no interior do vulcão, altura em que foi declarado estado de alerta amarelo, passando a laranja duas semanas depois. Hoje mudou para vermelho, sinal de erupção iminente e activa.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Vulcão obriga milhares de colombianos a abandonar casas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ecoterroristas incendeiam casas de luxo
» Mundo: Deslizamentos de terras nas Filipinas causam 35 mortos e deixam milhares sem casa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: