sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Parlamento Europeu vota a favor de um possível boicote à abertura dos Jogos Olímpicos

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Parlamento Europeu vota a favor de um possível boicote à abertura dos Jogos Olímpicos Empty
MensagemAssunto: Parlamento Europeu vota a favor de um possível boicote à abertura dos Jogos Olímpicos   Parlamento Europeu vota a favor de um possível boicote à abertura dos Jogos Olímpicos EmptyQui 10 Abr 2008, 18:12

10.04.2008 - 13h14 Agências
O Parlamento Europeu votou hoje a favor de um possível boicote dos dirigentes da União Europeia à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 se a China não se comprometer a falar com o Dalai Lama sobre a situação no Tibete.

"O Parlamento Europeu pede à presidência da UE (...) que se esforce por encontrar uma posição comum em relação à comparência na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, com a opção de não assitir ao acto se não se reatar o diálogo entre as autoridades chinesas e o Dalai Lama", diz a resolução aprovada.

A resolução, não vinculativa, foi aprovada por 580 votos a favor e 24 contra, e 45 abstenções.

O presidente da Câmara, Hans-Gert Poettering, destacou, após a votação, a "quase unanimidade" do PE em torno do texto e está confiante em como os governantes europeus irão perceber a importância desta mensagem.

A resolução critica a "brutal repressão" das forças de segurança chinesas contra os manifestantes tibetanos e pede uma investigação das Nações Unidas ao que ocorreu nos recentes protestos de Lhasa, bem como o acesso de diplomatas e jornalistas estrangeiros à região.

Esta decisão europeia acontece no próprio dia em que o Dalai Lama, o líder espiritual tibetano, voltou a reiterar o seio apoio aos Jogos, apesar da repressão exercida pelas autoridades chinesas. O Dalai Lama disse que a população chinesa merece poder organizar as olimpíadas.

Longe de ser um símbolo de união, a tocha olímpica tem sido este ano um motivo de protestos e conflitos, depois da repressão chinesa às manifestações pró-libertação do Tibete em Lhasa.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Parlamento Europeu vota a favor de um possível boicote à abertura dos Jogos Olímpicos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Jogos Euro 2008
» grupos e jogos do euro 2008

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: