sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Pequim 2008: Presidente do COI assegura que Olimpíadas vão ultrapassar a "crise da tocha"

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Pequim 2008: Presidente do COI assegura que Olimpíadas vão ultrapassar a "crise da tocha" Empty
MensagemAssunto: Pequim 2008: Presidente do COI assegura que Olimpíadas vão ultrapassar a "crise da tocha"   Pequim 2008: Presidente do COI assegura que Olimpíadas vão ultrapassar a "crise da tocha" EmptyQui 10 Abr 2008, 18:07

10.04.2008 - 15h38 AFP
O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, afirmou hoje que as Olímpiadas vão ultrapassar a "crise da tocha" e pediu aos atletas que não percam a sua fé no movimento olímpico.

Falando na sessão de abertura da reunião do painel de membros do COI, Rogge indicou que os atletas de todo o mundo estão perturbados com os incidentes relacionados com os percursos da tocha por algumas cidades.

Defensores da causa tibetana têm tentado apagar a chama olímpica e impedido a circulação da tocha.

"Voltem para os vossos países e digam aos vossos atletas que apesar do que têm visto e ouvido, os Jogos serão muito bem organizados", afirmou Rogge aos líderes dos 205 comités olímpicos nacionais.

"Estes vão ser os Jogos deles e eles vão gostar. Digam-lhes que não percam a esperança no movimento olímpico. Digam-lhes que vão ultrapassar a crise [...] Digam-lhes que eles vão ser o exemplo e que o mundo vai estar de olhos postos neles", indicou Rogge.

"Ficámos tristes com o que aconteceu em Londres e em Paris. Ficámos tristes pelos atletas e pelas pessoas que carregaram a tocha. Ficámos tristes pelas crianças que viram os seus heróis e modelos de exemplo serem apupados", indicou ainda o presidente do COI.

"Felizmente a situação foi muito melhor em São Francisco, ontem. Não foi, porém, a alegre festa que nós queríamos", disse.

Em São Francisco, o único local onde a tocha faz uma paragem na América do Norte, a multidão ficou desapontada pela decisão de última hora de mudar o seu percurso.

A violenta repressão chinesa às manifestações tibetanas em Lhasa no dia 14 de Março fez com que a comunidade internacional se revoltasse contra os Jogos de Pequim.

A este respeito, Rogge expressou a sua esperança de uma "rápida e pacífica resolução" da crise sino-tibetana, mas sublinhou que o COI tem que continuar a centrar as suas atenções nos Jogos.

Está agendado que a chama olímpica visite o Tibete por duas vezes. Serão feitos esforços no sentido de levar a chama até ao cume do Monte Everest, no início de Maio, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Em Junho, estava programado que a tocha percorresse igualmente, já num percurso "caseiro", a região dos Himalaias.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Pequim 2008: Presidente do COI assegura que Olimpíadas vão ultrapassar a "crise da tocha"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: