CalendárioPortalInícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Angola: Cavaco e Durão elogiam forma como decorreram eleições

Ir em baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1091
Idade : 68
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

MensagemAssunto: Angola: Cavaco e Durão elogiam forma como decorreram eleições   Seg 08 Set 2008, 19:30

O Presidente português destacou esta segunda-feira a «tranquilidade e civismo exemplares» demonstrado pelos eleitores angolanos antes e durante as eleições legislativas de sexta-feira e sábado em Angola, felicitando o líder do MPLA pelo «expressivo resultado alcançado» na votação. Durão Barroso também realçou a importância deste escrutínio.

Uma nota da Presidência da República portuguesa, citada pela agência Lusa, dá conta de que Aníbal Cavaco Silva contactou esta segunda-feira o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, a quem transmitiu a sua satisfação pelo passo «extremamente importante» para a consolidação das instituições democráticas em Angola.
«O Presidente da República sublinhou a tranquilidade e civismo exemplares com que decorreu a campanha eleitoral e a alta taxa de participação que se verificou, um sinal inequívoco da confiança do povo angolano na democracia e da sua crença no futuro do país», lê-se no documento.
Este passo, acrescenta o chefe de Estado português, foi dado «num quadro de pluralismo político, e para um futuro de paz, prosperidade e desenvolvimento económico e social do Povo angolano, a quem Portugal e os Portugueses se sentem ligados de forma muito particular».
Segundo a nota, Cavaco Silva manifestou também a Eduardo dos Santos o «apreço» pelo tom «globalmente positivo» da avaliação que o processo eleitoral mereceu por parte da generalidade das Missões de Observadores.
Por outro lado, o chefe de Estado português felicitou Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), pelo «expressivo resultado alcançado».
No seu entender, cabe agora ao MPLA, no decurso da próxima legislatura, «dar resposta às expectativas que nele depositou, de forma tão eloquente, o povo de Angola».
Durão Barroso felicita povo angolano
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, também felicitou esta segunda-feira o povo angolano pelo «entusiasmo» com que participou nas eleições legislativas em Angola, que classificou como «um passo importante na consolidação de uma democracia multipartidária».
Numa declaração divulgada em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso nota que Angola celebrou sexta-feira «as suas primeiras eleições legislativas desde o fim da guerra em 2002, as segundas desde a sua independência em 1975», e saudou a participação do povo angolano.
«Quero desde já felicitar o povo angolano pela sua participação e pelo entusiasmo que manifestou com a democracia tanto mais que, para muitos angolanos, esta foi a primeira ocasião em que puderam expressar a sua vontade através do voto», disse.
MPLA na frente
O MPLA continua à frente na contagem das legislativas angolanas, com 81,62 por cento, mantendo uma larga distância para a UNITA, com 10,47 por cento, segundo a última actualização da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
Com base na recolha de dados às 11h33 de hoje, quando estavam escrutinadas 74,95 por cento das mesas de voto, os resultados nacionais provisórios dão a terceira posição ao Partido de Renovação Social (PRS), com 3,13 por cento, seguindo-se a Nova Democracia, com 1,19 por cento, e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com 1,11 por cento.
Na contagem dos círculos provinciais, o MPLA segue à frente nas 18 províncias angolanas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Angola: Cavaco e Durão elogiam forma como decorreram eleições
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como colocar uma imagem do lado do Nick.
» Como deixar o fórum desta forma e tirar o nome dos moderadores de tal area
» Como faço os subfóruns aparecerem desta forma
» Como mudar a forma de criar uma conta
» Duvida como postar isso em forma de video

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
sl300.sacafora :: Noticias Nacionais-
Ir para: