CalendárioPortalInícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Porto: ISEP desenvolve carro de «baixo custo»

Ir em baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1091
Idade : 68
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

MensagemAssunto: Porto: ISEP desenvolve carro de «baixo custo»   Seg 08 Set 2008, 19:29

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) está a desenvolver um novo automóvel rápido e ágil, tendo por objectivo final criar uma competição nacional para este tipo de veículo de baixo custo, noticia a agência Lusa.

Luís Moreira Torres, director do Laboratório Automóvel do ISEP, afirmou esta segunda-feira à agência noticiosa que este projecto consiste em conceber um modelo de carro, de baixo custo, capaz de participar em provas de velocidade.
O automóvel de competição - Barchetta - conta com dois lugares, tem um motor central, tracção traseira e travões de disco às quatro rodas.
«Trata-se de um carro desenvolvido por alunos, docentes e empresas», disse, acrescentando que o projecto é também promovido pela Mundauto e conta com o apoio da empresa Alto-Perfir Pultrudidos.
Protótipo terminado
Na base deste carro está o motor do Fiat Uno 45, de 1.000 centímetros cúbicos e quatro cilindros.
O protótipo do projecto está já concluído, agora é preciso adaptá-lo, para que seja funcional, o que deverá estar terminado «até ao final do ano».
Depois, «é testar o veículo e homologá-lo», precisou Luís Moreira Torres, que frisou que só depois da sua homologação será possível idealizar a criação de uma competição nacional para esta Barchetta.
A ideia de construir este carro surgiu no ano passado, numa sessão de treinos, em Braga, no âmbito da iniciativa «Challenge Desafio Único», uma corrida que coloca em pista os Fiat Uno45S, que conta com entre 40 a 50 participantes.
Com esta Barchetta, o ISEP pretende «criar um projecto de baixo custo, aproveitando a mecânica de carros que já tiveram vida útil e que agora estão abandonados (Fiat Uno)», acrescentou o responsável.
O desafio que se coloca aos apaixonados pelo automobilismo é que deixem de comprar o carro X para entrar na competição tal e se proponham a «montar o carro com que vão competir».
«Quem quiser participar terá que comprar as peças homologadas para construir o seu próprio veículo», frisou Luís Moreira Torres.
Quanto a preços, o responsável não adiantou muito mais a não ser que a «ideia é ser de baixo custo».
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Porto: ISEP desenvolve carro de «baixo custo»
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dono De Um Lamborghini Manda Destruir O Carro Por Ter Avariado
» carro - Celta 2 portas
» Carro (Top-Down)
» Queria um sistema de luta e de carro tipo Gta
» velocimetro tipo carro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
sl300.sacafora :: Noticias Nacionais-
Ir para: