CalendárioPortalInícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Al-Qaeda muda de estratégia

Ir em baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1091
Idade : 68
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

MensagemAssunto: Al-Qaeda muda de estratégia   Seg 21 Jul 2008, 17:01

A al-Qaeda está a ponderar transferir o esforço de guerra para o Afeganistão, afirmou o general David Petraeus, comandante máximo dos EUA no Iraque, em entrevista à Associated Press. Mas o comandante alertou: "Eles não vão deixar o Iraque."


"Estamos convencidos de que estão a debater a viabilidade de continuar a luta no Iraque", afirmou Petraeus, frisando que não se trata de uma retirada. "O que eles por certo podem fazer é começar a fornecer ao Afeganistão alguns dos recursos que iriam deslocar para aqui."

O general considera haver sinais de que os mujahedin estrangeiros recrutados pela al-Qaeda para combater no Iraque estão a ser colocados nas zonas tribais da fronteira paquistano-afegã, utilizada por militantes taliban e da al-Qaeda para lançar ataques no Afeganistão.

O general recusou no entanto confirmar se aconselha o presidente George W. Bush a reduzir a presença militar no Iraque, o que facilitaria o reforço do contingente no novo centro da luta da rede terrorista de Osama bin Laden.

OBAMA QUER MAIS TROPAS

A transferência de recursos do Iraque para o Afeganistão tem sido defendida pelo candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, que ontem se reuniu em Cabul com o presidente afegão, Hamid Karzai. Após o encontro, Obama reiterou a ideia ao designar como "precária e urgente" a situação no país. "Penso que este tem de ser o foco central na batalha contra o terrorismo", afirmou o senador do Illinois, para quem é urgente enviar para o Afeganistão mais duas brigadas, ou seja, cerca de sete mil efectivos.

Os Estados Unidos têm quase quatro vezes mais tropas no Iraque do que no Afeganistão, onde os 36 mil efectivos norte-americanos e os milhares de soldados da NATO têm sido incapazes de travar o aumento da violência. Só neste ano o número de atentados aumentou cerca de quarenta por cento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Al-Qaeda muda de estratégia
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O que muda quando troco de versão?
» Muda cor do perfil no tópico
» Como faço para muda barrinha da categoria
» Menu, muda de imagem quando o mouse passa por cima
» Como muda..

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: