CalendárioPortalInícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Bombas da ETA em zonas turísticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1091
Idade : 67
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

MensagemAssunto: Bombas da ETA em zonas turísticas   Seg 21 Jul 2008, 16:59

A ETA iniciou ontem a sua ‘campanha de Verão’ com a deflagração de quatro bombas em localidades turísticas da região de Cantábria, norte de Espanha, que provocaram um ferido ligeiro. Um telefonema anónimo permitiu a evacuação de turistas e habitantes.


A primeira explosão ocorreu pelas 12h12 (11h12 de Lisboa) na praia de Laredo. A segunda pelas 12h50 na praia de Ris. A terceira explosão aconteceu pelas 14h00 na mesma praia de Laredo e a quarta teve lugar pelas 15h00 no campo de golfe de Noja.

Apesar do aparato, há apenas a registar um ferido ligeiro, uma mulher atingida por uma pedra projectada pela explosão da primeira bomba em Noja. As autoridades conseguiram evacuar a tempo os locais visados graças a uma telefonema em nome da ETA que alertou para a colocação dos engenhos e indicou a hora aproximada das detonações.

A primeira explosão em Laredo – um dos principais centros turísticos da Cantábria – foi ouvida em toda a cidade, mas causou apenas danos materiais nos edifícios localizados perto de onde o engenho deflagrou. Antes já os turistas tinham sido evacuados da praia, tendo muitos se refugiando em estabelecimentos comerciais e hotéis.

Cerca de 40 minutos depois da primeira explosão, uma segunda bomba explodiu no parque de estacionamento da praia de Ris, a trinta quilómetros de Laredo, que também tinha sido evacuada pela Guarda Civil. Segundo uma funcionária de um hotel próximo, a explosão provocou um barulho muito forte, mas não causou pânico entre os hóspedes.

A terceira explosão ocorreu na praia de Laredo, a uns 300 metros do local da primeira detonação. Uma quarta explosão foi registada num campo de golfe de Noja.

O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, condenou os atentados e disse que "em Espanha a melhor maneira de garantir uma longa estada na prisão é pertencer à ETA".

Estes atentados marcam assim o arranque da ‘campanha de Verão’ da ETA, normalmente caracterizada por ataques contra centros turísticos, numa clara tentativa de desestabilizar a lucrativa indústria.

Recorde-se que a ETA rompeu em Julho de 2007 a trégua que tinha acordado com o governo espanhol.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Bombas da ETA em zonas turísticas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Personalizar quem está conectado e as estatísticas
» Estatísticas personalizadas
» Ativar as estatísticas
» Opiniões KTM 380 EXC
» EWC 2012 - GP de Portugal - Torres Vedras

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: