sl300.sacafora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tensão aumenta no Sudão

Ir para baixo 
AutorMensagem
basuca
Moderador
Moderador
basuca


Número de Mensagens : 1091
Idade : 74
Localização : Amadora
Data de inscrição : 25/02/2008

Tensão aumenta no Sudão Empty
MensagemAssunto: Tensão aumenta no Sudão   Tensão aumenta no Sudão EmptyTer 15 Jul 2008, 21:03

O Tribunal Penal Internacional (TPI) acusou, esta segunda-feira, o presidente sudanês de genocídio por crimes cometidos em Darfur. Agora, a ONU teme o aumento da tensão no país, refere a CNN.

«Estamos a contar com o governo do Sudão para garantir a segurança de todas as forças das Nações Unidas, de todo o material e dos trabalhadores humanitários», afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.
Para evitar complicações maiores, as Nações Unidas e a União Africana vão mesmo retirar do Sudão os funcionários não essenciais, ou seja, 1800 polícias e mil civis.
Já os sudaneses, na voz do embaixador do país na ONU, Abdal-Mamoud Moamad, parecem desafiar a decisão do TPI: «É uma interferência muito má nos assuntos internos do país. O procurador baseia as provas nos relatos de Organizações Não Governamentais. Nunca esteve no país. E, surpreendentemente, está a tentar acusar um presidente em funções que tem o crédito de ter acabado com a mais longa guerra civil em África».
Mandado ainda não foi passado
Luís Moreno-Ocampo foi o magistrado responsável pela apresentação de provas, em Haia, que demonstram que Omar al-Bashir cometeu crimes de genocídio, contra a humanidade e crimes de guerra no Darfur.
O mandado de captura poderá ser passado dentro de dois meses pelas três juízas que tomam conta do processo a partir de agora. No entanto, o cenário mais provável é que seja muito difícil de executar.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tensão aumenta no Sudão
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
sl300.sacafora :: Notícias Internacionais-
Ir para: